4 dicas para engajar visitantes recorrentes

4 dicas para engajar visitantes recorrentes

Ao bolar estratégias de teste, é importante pensar sobre como segmentar os visitantes de forma funcional e escalável, permitindo a personalização continuamente otimizada. Uma maneira simples de agrupar os usuários é pensar sobre o ciclo de vida do cliente. Muitas empresas perdem o foco nos visitantes recorrentes, preferindo dedicar grandes porções de seus orçamentos em aquisição de novos clientes. Em uma pesquisa, a revista Harvard Business Review observou que o custo de aquisição de um novo cliente pode ser até 25 vezes maior do que manter um.

No entanto, uma outra pesquisa feita por Frederick Reichheld, da Bain & Company (a criadora do Net Promoter Score), mostra que elevar a retenção de clientes em 5% aumenta os lucros entre uma faixa entre 25% a 9%. Com isso em mente, reunimos aqui quatro maneiras para você personalizar a experiência online para os seus visitantes recorrentes.

1) Receba os visitantes recorrentes de volta

Mostrar aos visitantes que retornam que você está feliz em vê-los novamente é a chave para diferenciar seu website. Mostre a eles seus lançamentos mais recentes: agora você está adaptando a experiência de compra, oferecendo conteúdo relevante de acordo com o que ele já viu e/ou comprou anteriormente. Esse tipo de personalização é especialmente crucial se os visitantes vieram através de uma campanha de e-mail específica, já que você não quer que eles esqueçam porque clicaram no seu e-mail e voltaram para o site.

Exemplo de mensagem de boas vindas para visitantes recorrentes.

Exemplo de mensagem de boas vindas para visitantes recorrentes.

2) Teste mudanças no fluxo de navegação

Espelhar campanhas é um conceito muito importante: se você enviar um e-mail altamente personalizado para fazer que o usuário volte ao seu site, você deve se certificar que o site que eles veem não é o mesmo de sempre, com ofertas genéricas. Você pode organizar a sua barra de navegação para chamar a atenção para categorias específicas que são relevantes para ele. Se um visitante tem uma lista de desejos ou itens abandonados no carrinho, você pode incentivá-lo a voltar a ver estes produtos e informá-los se estes estão em promoção ou se esgotando.

3) Incentive a próxima compra

Muitos gerentes de e-commerce procuram acompanhar o valor médio de vida de seus visitantes no site. Incentivar os visitantes recorrentes a fazerem outra compra é uma ótima maneira de alcançar este objetivo. Essas tentativas podem muitas vezes gerar custos, se o incentivo for um desconto ou uma oferta de frete grátis. Uma ideia mais viável pode ser oferecer um desconto ou produto gratuito em compras acima de um determinado valor.

4) Complemente suas escolhas

Após ter uma ideia do conteúdo que os visitantes estão selecionando, você pode personalizar as suas opções, sugerindo produtos complementares. Elas podem ser de acordo com itens adicionados no carrinho, produtos abandonados no meio do fluxo de navegação ou até itens que eles já tenham comprado. As empresas de viagens fazem isso bem ao encorajar os visitantes a adicionar itens auxiliares, tais como seguro de viagem ou aluguel de carros em seus pacotes.

Exemplo de recomendação de produto na página do carrinho.

Exemplo de recomendação de produto na página do carrinho.

Personalizar não é tarefa fácil, mas com ela os varejistas têm uma oportunidade de ouro para se envolver continuamente com os seus visitantes em todo o seu ciclo de vida. As possibilidades de reengajamento são infinitas. Para saber mais sobre como a personalização pode transformar a experiência dos clientes online, leia esse post sobre a personalização em tempo real.

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Web Personalization

Graduado em Ciência da Computação, começou a atuar na área de marketing e tecnologia aos 13 anos, quando criou seu primeiro site que, meses depois, bateu a marca dos 50 mais visitados do Brasil. Aos 17, fundou sua primeira empresa, a Bookess, considerada meses depois umas das 10 melhores editoras virtuais do mundo. Na Rocket Internet, trabalhou na expansão de iniciativas tupiniquins e gringas. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já programa de olhos fechados, fala como um publicitário e é apaixonado por empreendedorismo.

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