3 métricas para você acompanhar e focar no engajamento do usuário

3 métricas para você acompanhar e focar no engajamento do usuário

Em marketing, nós falamos bastante sobre a experiência e o engajamento do usuário, mas o que isso realmente significa? E como você pode medi-los?

Os profissionais de marketing deveriam usar as métricas relacionadas à atenção para manter o controle das campanhas. Esse foco ajuda a garantir que estamos entregando o tipo de experiência que capturaram o interesse das pessoas, já que essas métricas englobam mais do que a quantidade de visitas ou click e mostram a qualidade do engajamento do usuário.

Para as marcas, existem apenas pequenas oportunidades para capturar a atenção dos usuários, e um criativo bem feito é a maneira de “segurar” as pessoas por tempo suficiente para elas fazerem uma compra. As métricas de atenção ajudam a avaliar a qualidade do criativo — seja ele um website, uma landing page, um produto, um aplicativo, uma campanha, etc — ao medir as maneiras que as pessoas interagem com ele.

Mas afinal, como podemos medir a atenção? Não existe uma resposta correta para essa pergunta, e isso exige que você avalie muito bem os seus objetivos.

1. Tempo de navegação

Quanto tempo um usuário gasta no seu site? Essa métrica deve quantificar não só se os usuários estão visitando como por quanto tempo eles estão navegando. A atenção durante os primeiros 10 segundos é crítica, como o número de usuários cai depois de 20 ou 30 segundos?

2. Ações

Quão engajados seus clientes estão? Eles estão somente em uma página ou navegando pelo site? Isso requer avaliar métricas como clicks, scrolls, movimentos do mouse etc. Os profissionais de marketing devem determinar quais sinais importam para a sua experiência e implementar as ferramentas necessárias para rastrear essas ações.

Uma métrica muito relacionada é também o comportamento do usuário logo que ele chega ao seu site: a taxa de bounce (ou de rejeição). Um bounce ocorre quando um visitante sai do seu site sem interagir ou visitar outra página, e é uma ótima métrica para determinar a efetividade de uma página em gerar interesse nos usuários.

3. Reações

O que os clientes acham da experiência? Ela reflete positiva ou negativamente na sua marca? Uma única avaliação negativa pode causar um dano enorme ao faturamento de uma marca. Aqui é importante que você utilize ferramentas de redes sociais para determinar se seus esforços estão gerando impacto positivo ou negativo.

Juntas, essas 3 métricas podem ser utilizadas como uma maneira eficiente de medir a atenção dos pontos mais críticos e necessitados de otimização. Quanto mais tempo os usuários ficarem no sei site e quanto mais deslumbrados com os criativos, maior a probabilidade de eles acrescentarem produtos no carrinho e finalizarem a compra. Os insights que eles proporcionam a cada passo do processo de compra possibilita que os profissionais de marketing ajam rapidamente nos pontos mais críticos. Realmente funciona!

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Data, Analytics & Otimização

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.