28 dicas de marketing digital local — Parte 1

28 dicas de marketing digital local — Parte 2

Ontem estávamos falando aqui sobre dicas para pequenas empresas que queiram trabalhar com marketing digital local, para aumentar a captação de clientes próximas a sua região de atuação. Se você perdeu as 14 primeiras dicas, leia o primeiro post aqui.

Agora, vamos continuar:

15. Refine sua estratégia baseando-se em performance

Todo processo de marketing digital envolve análises e monitoramento constante de resultados, com alterações sempre feitas com base no resultado entregado. Se uma palavra-chave específica não está trazendo nenhum click ou conversão, talvez seja necessário partir para outro rumo.

Uma vez configurada, uma campanha deve sempre ser ajustada e refinada de acordo com o resultado, seja ele conversão em forma de ligações, preenchimento de formulários, e-mails, etc. O custo por click é sim uma métrica importante, mas ela não pode ser avaliada isoladamente.

16. Traga visitantes de volta para o seu site com o retargeting

As ferramentas de retargeting são uma grande oportunidade para seu negócio converter leads que já demonstraram interesse, mas por algum motivo não completaram uma compra.

17. Esteja sempre nas listas locais

Sites como TripAdvisor, Apontador, Guia Mais, Google e alguns outros são fontes de pesquisa relevantes para os consumidores na busca por estabelecimentos locais. É muito importante que você apareça em todas essas listas e mantenha suas informações de contato sempre atualizadas.

18. Monitore as avaliações dos clientes

As avaliações e os comentários dos clientes são mais importantes do que você imagina, não só para negócios puramente online. Monitore constantemente os sites em que sua empresa possa receber avaliações e tente resolver sempre os problemas que aparecerem.

19. Responda as avaliações negativas quando for apropriado

Quando as pessoas compartilham experiências negativas associadas ao seu negócio, é extremamente importante que você responda e tente resolver a causa da insatisfação.

20. Aceite feedbacks construtivos

Receber críticas em sites de avaliação pode ser difícil, mas você sempre pode fazer uma limonada com seus limões. Considere as principais frustrações dos clientes e tente utilizá-las para aprimorar a experiência de compra.

21. Fique atento aos padrões

Se muitas pessoas reclamam da mesma coisa, você deve considerar fortemente o fato de que seu negócio precisa de mudanças. Da mesma maneira, se muitas pessoas elogiam sua empresa, evidenciando seu ponto forte, você pode utilizar essa vantagem nas campanhas de marketing.

22. Instigue seus clientes a compartilharem feedbacks positivos

É natural que algumas pessoas estejam mais acostumadas a compartilhar somente experiências ruins, mas você precisa de algumas avaliações positivas para manter sua reputação online.

23. Coloque lembretes em e-mails de follow-up

No seu último contato com o cliente, ao final do processo de compra, lembre-o de compartilhar sua experiência ou peça um feedback. Além de ser uma ótima maneira de saber como seus clientes se sentem em relação ao seu serviço, isso também pode ajudar na divulgação da sua marca.

24. Promova sua presença online no ambiente offline

As avaliações e os feedbacks online podem inclusive partir de clientes que só compraram na sua empresa no modo offline. Convide-os a visitar seu website e deixe-os saber como a opinião deles pode ajudar o seu negócio.

25. Diga aos seus clientes offline como te encontrar online

Utilize cartazes, folhetos, cartões ou até mesmo fale com eles, garanta que eles saibam como te encontrar no ambiente online. Assim eles estabelecem uma maneira fácil de contato em caso de dúvidas ou simplesmente passam a acompanhar as novidades do seu negócio.

26. Mire a audiência mais próxima com apps

Apps para celular oferecem uma oportunidade importantíssima de atingir pessoas que estão geograficamente próximas ao seu negócio. Portanto, se sua marca possui um app, utilize as ferramentas disponíveis para se comunicar com clientes próximos a você. Você também pode fazer anúncios pagos em outros aplicativos que fornecem a localização, como Facebook.

27. Meça os impactos dos seus esforços de marketing

Independente de qual estratégia de marketing você utiliza, é extremamente importante que você acompanhe a performance de suas campanhas, sejam elas pagas ou orgânicas. Descubra o que está e não está funcionando e tome ações a partir dos resultados.

28. Revise constantemente seus esforços de acordo com os resultados

Ao longo do tempo, você será capaz de determinar quais estratégias trazem maior retorno financeiro. Isso significa que você saberá exatamente onde concentrar os seus esforços para atrair mais clientes e aumentar seu faturamento.

Marketing

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.