28 dicas de marketing digital local — Parte 1

28 dicas de marketing digital local — Parte 1

Se tem uma coisa que nós podemos ter certeza em relação ao marketing digital em 2016, é que as estratégias locais envolvendo mobile vão bombar. Criar uma estratégia de marketing digital local é muito diferente do que estamos acostumados quando tratamos de negócios puramente online. Além de extremamente segmentado geograficamente, ele deve também conversar com os usuários de forma natural, de acordo com a cultura da região.

Para aumentar o alcance dos seus esforços publicitários, decidimos listar algumas dicas que podem ser muito úteis e simples para o seu negócio. Ok, algumas não tão simples, mas com certeza você encontrará algo interessante para o seu objetivo.

1. Tenha um site mobile-friendly

Essa é uma dica de marketing digital importante para qualquer tipo de negócio. Para negócios locais, porém, ela é ainda mais essencial. Clientes que estão procurando por restaurantes, lojas ou outros estabelecimentos ao redor de onde estão normalmente costumam usar o smartphone para pesquisar. Se você não tem um site otimizado para mobile, não só será difícil para o consumidor interagir com o seu site como também será difícil ele descobrir como chegar até você.

Marketing local: tenha um site mobile friendly

Os benefícios de se ter um site mobile friendly vão muito além do posicionamento em SEO: o layout adaptado faz toda a diferença para a experiência do usuário.

Além disso, no segundo semestre do ano passado o Google atualizou o seu algoritmo e passou a penalizar os sites que não são mobile-friendly nas buscas em mobile. Não preciso nem dizer que pouco tempo depois todas as outras ferramentas de buscas passaram a fazer o mesmo…

Para saber se seu site é mobile friendly, o Google disponibiliza uma ferramenta, basta você colocar a URL do seu site e analisar os resultados.

2. Otimize seu site para busca local

Se você quer que os clientes te encontrem, seja no celular ou no desktop, você precisa ter uma estratégia de busca bem definida. Seu site deve conter informações como os produtos e serviços que você vende, sua localização, dados para contato, etc.

3. Tenha um design profissional

As pessoas que chegarem ao seu site após uma busca por lugares para comer, por exemplo, sempre fazem um julgamento da sua empresa, baseado em seu site. Por isso, você deve fazê-lo de maneira que ele passe uma imagem profissional, além de fornecer facilmente as informações mais relevantes para o cliente.

4. Inclua endereço e horários de funcionamento

Uma das coisas mais comuns que os clientes procuram ao acessar sites de empresas locais são a localização e o período de funcionamento. Garanta que essas informações estejam claras e de fácil acesso.

5. Ofereça múltiplas opções de contato

Você deve sempre facilitar o contato entre seus clientes e você, caso eles tenham dúvidas adicionais. Disponibilize número de telefone, e-mail, páginas em redes sociais e/ou chat para que as pessoas sempre tenham uma maneira de entrar em contato.

6. Tenha um call-to-action claro

O principal objetivo do seu site é aumentar a aquisição de clientes para o seu negócio. Para isso, você precisa deixar muito claro para os seus usuários qual a sua proposta de valor e o que ele deve fazer para que você possa ajudá-lo. Eles devem ligar e marcar um horário? Ou eles devem simplesmente ir ao seu estabelecimento em horário comercial? Call-to-actions claros ajudam o cliente a saber qual deve ser o próximo passo no processo de compra.

7. Poste regularmente nas redes sociais

Isso pode parecer óbvio, já que as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para atingir clientes potenciais. Entretanto, você deve realmente engajar com as pessoas nesses sites. Isso significa postar regularmente para estar sempre presente em suas mentes.

8. E tenha sempre em mente qual sua audiência quando for postar

Você também deve postar conteúdos que sejam realmente relevantes e úteis para sua audiência. Se você vende sistemas de aquecimento e refrigeração, por exemplo, você pode postar links com artigos interessantes, com maneiras de manter sua casa sempre arejada e fresca durante o verão ou aconchegante durante o inverno. Esse tipo de conteúdo incentiva as pessoas a acompanharem e interagirem com os seus posts.

O Google Analytics fornece várias ferramentas para entender o perfil do usuário que acessa o seu site. Falamos um pouco sobre isso neste post.

9. Inclua posts multimídia

Fotos e vídeos são essenciais na estratégia de marketing em redes sociais. Garanta que eles tenham relação com seus objetivos e utilize sempre um call-to-action.

9. Considere a possibilidade de fazer anúncios pagos

Anunciar em sites como o Facebook e o Twitter pode ajudar no alcance de maiores audiências para seu negócio online. Apenas garanta que suas campanhas estejam segmentadas para clientes relevantes para sua área.

10. Intensifique sua propaganda ao redor do estabelecimento

Independentemente de onde você está anunciando, a segmentação certa pode fazer toda a diferença. Sempre tenha como target usuários na sua cidade, bairro ou região de atuação, além de utilizar outras características demográficas como idade, sexo, etc.

Uma das principais maneiras de assegurar maior retorno sobre seu investimento é alcançar consumidores locais e mais relevantes para o seu negócio.

11. Utilize busca paga — novamente, com segmentação local

Anúncios pagos no Google e em outros buscadores são sempre interessante pois te expõem a clientes que demandam serviços ou produtos como o seu. Além de possibilitar segmentações por palavras-chave, as plataformas de busca também te dão a opção de delimitar a impressão de anúncio por região. Com a estratégia certa, você pode atingir clientes que estão procurando exatamente o que você quer vender.

13. Crie palavras-chave otimizadas para buscas locais

Uma importante parte da sua estratégia de marketing deve ser a escolha de palavras-chave relevantes tanto para seu negócio quanto para o local onde você atua. Imprimir anúncios para pessoas que estão procurando restaurante italiano em outro estado não ajudará em nada. Não se esqueça de incluir palavras que se referem à sua localização.

14. Escolha landing pages com conteúdo relevante

Quando uma pessoa clica no seu anúncio, você deve pensar para onde você quer redirecioná-la dentro do seu site. É melhor mandá-la para a página principal ou para a página de um produto específico? Você pode também criar landing pages específicas para a campanha se você achar necessário. Em geral, páginas específicas funcionam muito bem, principalmente quando se cria um fluxo de conteúdo coeso.

Continua no próximo post… 🙂

Marketing

Graduada em Engenharia Mecânica, se apaixonou por tecnologia e marketing à primeira vista. Como CMO, mostrou por A mais B o potencial da personalização e dos números aplicados ao marketing. Nos últimos anos, vêm se dedicando a novas tecnologias, programação e análise de dados voltado ao desenvolvimento da Croct.