15 ideias de personalização para e-commerces de moda, varejo, gastronomia, turismo e outros

15 ideias de personalização para e-commerces de moda, varejo, gastronomia, turismo e outros

Este é o 5º post de uma série especial sobre personalização em tempo real. Se você perdeu algum, clique aqui para ver todos os posts da série.

No último post falamos sobre os 10 exemplos de personalização em tempo real mais comuns para e-commerce em geral. Mas assim como as lojas físicas, cada e-commerce é diferente do outro quando se trata de conteúdo, fluxo de navegação, layout e ofertas. Por isso, preparamos também uma lista de ideias focadas em alguns tipos de negócio, com dicas específicas para e-commerces da área de moda, varejo, gastronomia, turismo e outros.

Conhecer seu usuário permite oferecer as informações certas a ele, no momento certo e maneira correta. Essas informações auxiliam no processo de compra e aumentam consideravelmente as conversões do site, além gerar engajamento e a fidelizar os clientes.

Vamos então às ideias de personalização para e-commerce sque podem ajudar você a melhorar o relacionamento com os seus clientes.

Ideias de personalização de conteúdo

1. Guia de tamanhos para e-commerces de moda

Quem nunca teve problemas para encontrar um produto do tamanho correto em um e-commerce? As dificuldades aqui variam entre nunca saber qual o tamanho adequado e não encontrar o produto desejado do tamanho correto. Para resolver esses problemas, alguns e-commerces de moda já estão adotando ferramentas que auxiliam o consumidor a descobrir qual o tamanho ideal, fazendo comparações com marcas conhecidas ou até mesmo usando a velha fita métrica. Com essa personalização, é possível também exibir somente produtos com estoque dessas numerações, evitando que o cliente fique frustrado por gostar uma peça que não está disponível no tamanho dele.

2. Preferências de conteúdo em sites de notícia

Os exemplos mais comuns estão aqui, no berço dessa estratégia. A personalização em tempo real surgiu da necessidade de entender as preferências de leitura dos usuários nos mais variados canais de notícia. Hoje, ela já é amplamente utilizada em sites que monitoram e salvam as preferências dos leitores para que eles se sintam cada vez mais confortáveis em navegar pelo site e encontrar conteúdos que lhe interessam.

3. Tutoriais de como comprar em e-commerces com serviços complexos

Você já tentou diagramar um cartão de visita em uma gráfica online ou um fotolivro em um e-commerce de fotografia? Você conhece todas as regras de impressão para que o produto seja fabricado corretamente? Sites com processos de compra muito específicos e complexos geralmente tem dificuldades em explicar para o usuário como ele deve fazer seu produto. A personalização em tempo real pode ser utilizada para criar tutoriais ongoing, com dicas espalhadas ao longo do fluxo de compra para auxiliar o usuário.

4. Destaque para lançamentos e produtos mais vendidos em site-commerces de vinho

Se você é um consumidor ávido de vinhos, você provavelmente não está mais interessado nos vinhos comuns. Um e-commerce de vinhos pode utilizar a personalização em tempo real para identificar as compras anteriores de um cliente recorrente e exibir as novidades que chegaram desde a sua última compra. Para os novos usuários, que ainda não conhecem a fundo todas as variedades do produto, vale a pena exibir os produtos mais vendidos para que ele comece a se habituar com as ofertas disponíveis.

Ideias de personalização de acordo com a localização

5. Endereço de lojas físicas para redes de varejo

Muitas pessoas preferem utilizar a internet apenas para pesquisar e comparar produtos e preço. Utilize a localização geográfica do usuário e a personalização em tempo real para mostrar onde estão as lojas mais próximas a ele, caso ele queira comprar pessoalmente. Não se esqueça de informar detalhes importantes como o horário de funcionamento e um telefone para contato.

6. Oferta de passagens para e-commerces de transporte

Com a localização do usuário, você pode Identificar qual o destino mais comum, o mais em conta e o mais desejado para oferecer passagens. Se ele for um cliente recorrente e já tiver um histórico de compra, você pode utilizar informações passadas, aliadas à localização atual, para inferir o que este usuário pode estar procurando.

7. Delivery para redes de restaurantes

A grande maioria das pessoas que navegam pela internet a procura de restaurantes está, na verdade, procurando por um serviço de delivery. Com a personalização em tempo real, você pode identificar se seu restaurante atende a região onde o usuário se encontra e já informar qual o restaurante mais perto, qual o tempo de entrega e quanto custa a taxa de delivery.

8. Previsão do tempo para e-commerces de turismo e moda

Utilize dados meteorológicos para segmentar produtos e ofertas de acordo com a localização do usuário. Um e-commerce de turismo pode identificar, por exemplo, um destino próximo com boas condições meteorológicas para uma viagem nos próximos dias. Já um e-commerce de moda pode adequar o estilo dos produtos de acordo com a condição atual para gerar impulso e atender às necessidades atuais do usuário, como por exemplo oferecer roupas de frio para baixas temperaturas e roupas mais leves para locais onde está muito quente.

Ideias de personalização para upsell

9. Frete grátis para e-commerces que vendem produtos em geral

Uma regra simples para aumentar o seu ticket médio: verifique qual o valor mínimo de compra que seu usuário deve atingir para a região em que ele se encontra e informe-o quantos reais ele precisa adicionar ao carrinho para que ele ganhe esse benefício. Muitos clientes preferem investir esse valor em outro item a gastá-lo com o frete e acabam comprando mais.

10. Itens gratuitos para e-commerces que vendem produtos em geral

Se você não sabe qual a região do seu cliente e não consegue fazer uma regra para abonar o valor do frete, uma maneira de aumentar o ticket médio é incentivá-lo a aumentar o valor da compra para ganhar um item de graça. Neste caso, tente pensar em itens com baixo custo para sua empresa e que sejam vistos pelo cliente como um produto de alto valor agregado.

11. Embalagem e entrega de presentes para redes de varejo

Disponibilize a opção de embalagem e entrega para presente. A gigante Amazon faz isso há muitos anos e seus clientes encontraram nessa opção uma maneira prática de presentear pessoas queridas, mesmo quando o tempo é escasso. Nesses casos, os produtos são entregues com embalagens de presente e sem etiquetas de preço, enquanto a nota fiscal é enviada por e-mail para o comprador.

12. Acessórios para e-commerces de moda

Quando um e-commerce de moda trabalha com coleções e looks de peças combinadas, uma maneira simples de aumentar a cesta do cliente é oferecer produtos que combinem com aqueles que ele já adicionou ao carrinho. Quando falamos de acessórios é importante lembrar que eles devem ser, de fato, percebidos como algo complementar ao produto que já foi escolhido. Portanto seu valor deve ser, idealmente, menor que 50% do valor médio dos produtos principais.

Ideias de personalização para gerar impulso

13. Contador regressivo para e-commerces em geral

Uma ótima maneira de criar a sensação de urgência é mostrar um contador que indique quanto tempo falta para a promoção acabar. Coloque-o na home do site, em uma landing page ou até mesmo no carrinho e veja sua taxa de conversão crescer consideravelmente.

14. Quantidade de produtos no estoque para e-commerces em geral

Se você vende produtos exclusivos, que não podem ser encontrados em outros e-commerces, ou se está fazendo uma promoção com descontos imperdíveis e estoque limitado, mostre a quantidade de produtos disponíveis em tempo real. Seus clientes entenderão a necessidade de fechar a compra imediatamente e não deixarão para decidir depois.

15. Quantidade de usuários visualizando uma oferta para e-commerces de turismo

As operadoras de turismo, sejam elas agências, companhias de transporte ou redes de hotelaria, costumam ter um limite de ocupação em seus serviços. Mostrar ao usuário quantas pessoas estão visualizando a oferta é uma maneira de aumentar a urgência e convencê-lo a fechar o pacote antes que outro usuário o faça.

 

Se você tem um e-commerce de moda, varejo, gastronomia, turismo ou oferece serviços onlines complexos, você já tem várias ideias para implementar! Aproveite essas oportunidades e encante seus clientes para garantir o sucesso nas vendas. Agora, se você gostaria de ideias específicas para o seu negócio, entre em contato com a gente ou deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes em te ajudar a inovar 🙂

Para fechar as ideias, no próximo post trazemos as últimas dicas de personalização, dessa vez para e-commerces com atuação internacional. Logo em seguida, vamos abordar o passo a passo necessário para você começar a colocar tudo isso em prática, implementando a personalização de verdade!

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Web Personalization

Graduada em Engenharia Mecânica, encantou-se por tecnologia e a aplicação da matemática voltada para o marketing à primeira vista. Na Rocket Internet, onde atuou como CMO, mostrou por A mais B o potencial dos números aplicado ao marketing, tornando-se rapidamente uma das profissionais mais cotadas no grupo, onde com frequência colocava marmanjos para chorar utilizando apenas uma planilha de Excel. Nas horas vagas, Juliana dedica seu tempo ao empreendedorismo, fotografia e viagens.

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