
12 dicas para criar uma landing page perfeita
Quando falamos em marketing digital, métricas como visitas, compartilhamentos e impressões são muito importantes, mas nenhuma requer tanta atenção quanto a taxa de conversão. Independente da métrica, a estratégia de marketing tem que assegurar não só o interesse do usuário em interagir com seu conteúdo, como também, a conversão desse usuário em um lead ou cliente.
Landing pages, como são chamadas as páginas utilizadas como destino das campanhas de marketing, são extremamente importantes nesse processo de conversão. Como o próprio nome diz, ela é o primeiro contato do usuário com o seu site e o primeiro step de um funil, por isso é essencial que cada detalhe seja muito bem pensando durante sua criação.

Escolha um tema para sua landing page que reflita a identidade visual do seu negócio.
Pensando nisso, preparamos 12 dicas de como criar uma landing pages que converte e gera resultados:
Dicas para criar uma landing page perfeita
- A distração é sua maior inimiga
Quando fizer uma campanha, nunca direcione o usuário para a homepage, utilize sempre uma landing page. Isso evita que ele se distraia com outras promoções ou comunicações do site, mantendo sua atenção no que realmente deve ser o foco.
- Analise a ordem dos seus títulos
Sempre questione: o que seu título e subtítulo dizem sobre seu negócio? Às vezes, ambos podem estar corretos e bem escritos, mas na ordem errada. Isso pode afetar fortemente sua conversão. Se houver tempo hábil, faça alguns testes em ferramentas como a UsabilityHub, que coletam dados de usuários reais para avaliar o desempenho de uma determinada página.
- A voz do cliente
Está com dificuldades para bolar uma frase de impacto? Peça ajuda aos seus clientes, eles podem fornecer dicas valiosas que nunca passaram pela sua cabeça. O que importa é como eles te vêem, não como você mesmo descreve seu negócio.
- Utilize uma linguagem que inspire confiança
Quando se trata de convencer seus usuários, seu tempo e espaço são limitados. Utilize uma linguagem familiar ao seu público alvo e tente se aproximar ao máximo dos seus costumes e hábitos culturais. Ninguém se sente muito confortável com textos e situações desconhecidas.
- Indique o foco
Existem diversas maneiras de fazer com que seu cliente foque no que é mais interessante para você. Procure entender alguns princípios de web design e usabilidade, eles podem ser muito úteis na criação do conceito da sua campanha de marketing e da sua landing page.
- Legendas em elementos visuais
Legendas incluídas abaixo de imagens e vídeos são lidas em média 300% mais vezes que as informações no corpo do texto. Se você for incluir algum elemento deste tipo na sua página, garanta que elas sejam atrativas e instiguem a curiosidade do cliente.
- Pense sempre no seu cliente ideal
Evite criar landing pages para as massas, faça-as sempre pensando no seu cliente ideal. A estratégia de criação afeta diretamente a qualidade dos elementos da página e do design como um todo.
- Utilize um design claro
O design visual da sua página deve transmitir sua mensagem com objetividade, para a facilitar o entendimento do público. Se você for incluir um botão, por exemplo, ele deve ser desenhado de modo a deixar extremamente claro que aquilo é um botão clicável.
- Proximidade entre os elementos
A proximidade de elementos indica que eles supostamente têm uma ligação. Posicionar um elemento próximo a um botão call-to-action pode ser uma ameaça às taxas de conversão. Testes AB são extremamente indicados para auxiliar nestes tipos de decisão.
- Utilize carrosséis com sabedoria
Um elemento do tipo carrossel permite que você disponibilize mais informações na landing page sem deixá-la poluída com muita informação. Entretanto, aqueles com função de reprodução automática podem causar confusão, além de nem sempre serem compatíveis com todos os dispositivos. Se a intenção for utilizá-los, tente criar uma versão com abas rotuladas para facilitar o entendimento do cliente e teste-a para confirmar se ela, de fato, melhora as taxas de conversão.
- Vídeos
Vídeos costumam proporcionar melhores resultados quando inseridos no início da landing page, normalmente no primeiro scroll, e devem ter um tamanho que se adapte bem tanto em desktop quanto em mobile. Muitos se perguntam se landing pages com vídeo devem ser configuradas com a função autoplay, porém isso só deve acontecer caso o cliente clique e uma miniatura em um e-mail ou em um anúncio externo ao site que dê a entender que o resultado de sua ação será o início do vídeo, como um screenshot com ícone de play. Caso contrário, deixe que o usuário decida quando o vídeo deve começar.
- Idioma do botão call-to-action
A utilização de uma linguagem apropriada ao seu público alvo pode impactar drasticamente a taxa de conversão. Sabemos que a palavra “grátis” funciona muito bem em títulos e assuntos de e-mail, por exemplo, mas o mesmo não acontece em botões call-to-action. Tente utilizar palavras como “clique aqui”, que evidencie o que você deseja que o usuário faça, ou “agora”, que crie um certo senso de urgência.
Bônus
O elemento mais importante da sua landing page deve ser, essencialmente, o cliente. Ele não deve se sentir confuso, perdido ou incomodado com a usabilidade da página, afinal, o objetivo principal é criar uma ponte entre a campanha de marketing e o seu site.
E lembre-se, sempre que restar qualquer dúvida sobre a inclusão ou o posicionamento de um elemento, tente fazer testes AB para confirmar suas hipóteses e tomar decisões embasadas em dados estatísticos.